terça-feira, 6 de setembro de 2011

[1456.] Marti dies... As músicas da minha (curta) vida



The final countdown
Europe

The Final Countdown é um single do terceiro álbum (homónimo) da banda hard rock sueca Europe, lançado a 26 de Maio de 1986, pela editora Epic Records. A canção alcançou o número 1 das tabelas de vendas em 26 países e é também uma presença habitual em compilações musicais alusivas aos anos 80 e um expoente do hard rock. [AQUI]

Se eu tivesse que fazer uma 'playlist' de músicas da minha vida, a "The final Countdown", dos Europe seria, naturalmente, a primeira. A primeira memória que tenho desta música é do verão de 1987 e a proeza do meu irmão Diogo - com quatro anos de idade e remoinho na testa - "cantar" uma especie de refrão deste tema com uma particular habilidade para fazer o solo da viola eletrica... que no original até parece que é um piano.
Com uma máquina de filmar - um maquinão enorme, à profissional, que o meu padrinho oferecera desde Macau - o meu pai registou, para a posteridade, o momento em que o Diogo dava um concerto à porta da casa da Tia Piedade, em Medelim, no fim da tarde de um domingo enovoado da festa do Senhor do Calvário, em Agosto de 1987. Eu e a primalhada compunhamos a banda em que o Diogo era o vocalista e a estrela maior. E a familia toda assistiu ao concerto.
Trata-se de um video fantástico, não fosse a figurinha que, com a puerilidade e parolice da época nos vemos hoje confrontados.

Este tema persegue-nos desde essa altura, na memória de um dia especial (o primeiro e último registo visual de toda a familia materna do meu pai), nas figuras tristes a que nos submetemos, e nos trejeitos de um tempo que já lá vai!

_________________________

Sem comentários: