quinta-feira, 29 de agosto de 2013

[1749.] A imagem santa

Virgem do Leite
Josefa de Obidos
(1630 - 1684)

É natural a devoção popular venerar estátuas de santos e santas, procurando intervenção divina e invocando o pedido de graças. Muitas vezes as pessoas confundem a imagem com o representado e acham que é a imagem que tem o poder da intermediação divina, dando ao objecto-estátua propriedades que ele efectivamente não tem nem pode ter... Vemos as nossas igrejas cheias de imagens milagrosas.

O que nem sempre é fácil de encontrar (eu pelo menos conheço apenas um caso) é a veneração de um quadro a óleo, de uma imagem pintada num quadro. O caso que conheço é uma representação da Virgem do Leite (uma representação de Maria, mãe de Jesus, amamentando o filho, acompanhada de São José que segura uma cruz que o bebé parece acolher).
Esta pintura é da importante pintora hispano-portuguesa Josefa de Ayala Figueira, uma pintora seiscentista que nasceu em Sevilha e morreu em Óbidos e que assinava os seus quadros como José Fadobidos, para que não se percebesse que não era um homem.

Este quadro, muito venerado (como se pode ver na fotografia) está numa zona adjacente a uma importante capela do concelho da Mealhada. Não identifico o lugar para não ser acusado de divulgar o que os proprietários não divulgam e que poderá suscitar a curiosidade dos amigos do alheio...

Afinal a pintura pode ser sagrada!

Sem comentários: